sábado, 10 de março de 2012

Quadrinhos em luto.

Morreu Moebius, um dos grandes artistas dos quadrinhos 


(( fonte ))

O artista francês Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, morreu aos 73 anos, na manhã deste sábado, na França.



Moebius nasceu em 8 de maio de 1938 e começou a trabalhar com HQs ainda na década de 50, para a revista Far West. Teve de parar sua arte quando foi servir o exército na África, mas em seu retorno tratou de voltar imediatamente a fazer o que mais amava. Assim, passou a desenhar a famosa HQ Blueberry, que o tornou famoso. Seu estilo era inconfundível e influenciou desenhistas de todo o planeta e diversas gerações. Ele transitava muito bem em vários gêneros como faroeste, super-heróis e ficção científica. 





Um dos principais feitos de sua carreira foi criar, junto com outros artistas, a editora Humanóides Associes, pela qual lançaram a histórica revista Metal Hurlant (também conhecida como Heavy Metal). A publicação se tornou uma referência para as HQs mundiais e virou até longa-metragem no cinema.

Suas principais obras são ArzachA Garagem HerméticaO Incal (com Alejandro Jodorowsky), entre várias outras. Também ficou famosa uma edição do Surfista Prateado que fez para a Marvel. Esta edição especial teve roteiro de Stan Lee e, claro, foi um dos maiores encontros do mundo dos quaadrinhos. 

Moebius também teve uma boa atuação no cinema, criando conceitos visuais e designs para filmes como O Quinto ElementoWillowTron, entre outros. 

Muitas das obras de Moebius já foram e continuam sendo publicadas atualmente no Brasil, onde o desehista tem muitos fãs há vários anos.

Ainda não foi divulgada a causa da morte do artista, mas sua saúde estava debilitada já há algum tempo.